6 Maneiras de se Preparar Para Uma Entrevista de Emprego

Quando se entra numa sala para uma entrevista, nada deve ser uma surpresa. É necessário estar familiarizado com a empresa, os seus objetivos estratégicos, as pessoas com quem se vai encontrar e os seus próprios pontos fortes e fracos. Como um atleta a treinar para o dia do jogo, a entrevista é uma oportunidade para mostrar toda a sua preparação e deixar brilhar as suas capacidades. Aqui estão seis maneiras de se preparar para a sua entrevista.

Investigue a empresa e os entrevistadores
Prepare um relatório de prospeção para si próprio. Que posições ocupam as pessoas que o entrevistam? Verifique os seus perfis no LinkedIn ou obtenha informações dos seus contactos sobre eles. Descubra com que assuntos a empresa está a lidar e identifique os principais objetivos estratégicos da empresa.

Traga materiais de apoio
Mostre, não se limite a contar. Traga uma carteira do seu trabalho, mesmo que não lhe tenha sido pedido. Se estiver a entrevistar para uma posição de nível superior, talvez também possa trazer um esboço de um Plano de 30-60-90 dias. Deve delinear o que pretende fazer quando for contratado, e demonstrar ao responsável pela contratação que é o melhor candidato.

Prepare as respostas a perguntas comuns
Algumas perguntas são feitas por quase todos os entrevistadores que vai encontrar. Estude-as e esteja preparado para quando as tiver de responder.

Aprimore a sua apresentação
Não é apenas o que se diz; é como se diz. Preste atenção à sua postura corporal. Se não demonstrar confiança e profissionalismo durante a entrevista, perderá uma vantagem competitiva. Pratique como vai apresentar o contacto visual, apertos de mão e até mesmo a sua audição. No caso de uma entrevista online, teste o som e posicione a câmara no melhor ângulo tendo em conta a luminosidade e o fundo que aparece atrás de si.

Faça uma simulação da entrevista
As suas respostas podem fazer sentido na sua cabeça, mas como é que elas soam quando as comunica? Procure formações que o possam ajudar a preparar-se melhor e ensaie as suas respostas com um amigo durante cada etapa do processo de entrevista.

Faça perguntas
Finalmente, quando os entrevistadores lhe derem a oportunidade de expor as suas dúvidas, não a desperdice. Saiba antecipadamente o que quer perguntar. 

A preparação para entrevistas de emprego inclui saber o máximo possível sobre a empresa, bem como saber o que tem a oferecer para a ajudar a ser mais bem-sucedida. Esteja preparado e confiante.

Artigos Relacionados