Como Otimizar o Seu Perfil Online para Recrutamento?

COMO OTIMIZAR O SEU PERFIL ONLINE PARA RECRUTAMENTO?

A maioria dos recrutadores consulta o perfil do LinkedIn dos candidatos. Na era das redes sociais, a plataforma tornou-se uma ferramenta essencial de avaliação nos processos de recrutamento. A Manpower oferece conselhos para otimizar o seu perfil online e se destacar aos olhos dos recrutadores.

Foto de perfil: a primeira impressão que você dá ao recrutador

A foto de perfil diz muito sobre si. É a primeira impressão que os recrutadores terão ao consultar o seu perfil. Valorize a sua imagem, como se estivesse a ir para uma entrevista de emprego.

Quais são os critérios para uma foto profissional?

  • Evite avatares (a menos que esteja a candidatar-se a um cargo de designer gráfico);
  • Escolha uma foto relativamente recente;
  • Prefira um fundo neutro;
  • Verifique a qualidade da foto, pois demonstra a sua atenção aos detalhes;
  • Olhe para a câmara e sorria, é onde as emoções se mostram;
  • Enquadre para que seja possível ver o topo dos seus ombros e todo o seu rosto;
  • Opte por uma foto ligeiramente de perfil, pois transmite uma atitude confiante;
  • Escolha cores que reflitam a sua personalidade ou estejam em acordo com a sua área de atuação;
  • Contorne a foto com um círculo colorido para se destacar nas redes.

Depois de preparar a sua foto, use-a em toda a sua comunicação profissional (CV, perfil Manpower, etc.).

Foto de capa: a ferramenta de comunicação que otimiza o seu perfil

O seu perfil online é parte da sua "marca pessoal". No LinkedIn, uma foto de capa bem escolhida chama a atenção do recrutador. Como destacar-se?

  • Ajuste o formato correto antes de criar a imagem (1584 x 396 pixels);
  • Escolha uma imagem livre de direitos de autor que represente a sua personalidade ou setor de atividade;
  • Escreva um slogan, apenas se tiver uma proposta única que se destaque;
  • Mantenha a simplicidade, não sobrecarregue a foto de capa com muitas informações;
  • Reforce o impacto visual usando uma paleta de cores harmoniosa.

Imagens visuais são ferramentas de comunicação poderosas. Uma foto de capa bem projetada adiciona um toque profissional ao seu perfil e cria uma primeira impressão positiva nos recrutadores.

Título do perfil: mais do que um simples título de CV

No LinkedIn, o título do perfil tem 120 caracteres, use todos! Este é um ponto de contato com a empresa que está a contratar. Ao contrário do título num CV, não se resume apenas à sua profissão. Torne esse título dinâmico, adicionando informações relevantes sobre a sua procura por emprego, por exemplo:

  • As suas especialidades;
  • Os idiomas que fala;
  • Palavras-chave específicas do seu setor de atividade;
  • Emojis, usados com moderação.

Ao trabalhar no seu "título profissional", torna o seu perfil mais dinâmico e destaca-se dos outros candidatos aos olhos dos recrutadores.

Resumo do perfil: algumas linhas para se destacar

Seguindo as três etapas anteriores, tratou da primeira impressão do seu perfil. Esta nova étapa visa incentivar o recrutador a ler mais sobre si. Ele dará uma vista de olhos na secção "informações". Não descure esta parte! Escreva um resumo atrativo dos seus objetivos profissionais. Destaque o que o diferencia de outros candidatos potenciais.

Recomendações: a prova social do seu desempenho

A última dica para otimizar o seu perfil é solicitar recomendações. O seu CV lista as suas competências, e os recrutadores apreciam receber feedback das empresas onde trabalhou. Ao solicitar recomendações no LinkedIn, adiciona peso à sua candidatura. Dê preferência às recomendações do seu empregador (ou ex-empregadores) e colegas de trabalho (ou ex-colegas).

Agora está equipado para dar impulsionar o seu perfil online. Depois de o concluir, inscreva-se no site da Manpower. Um consultor da Manpower entrará em contato consigo para acompanhá-lo na sua procura por emprego.

Consulte aqui as nossas ofertas de emprego!

Artigos Relacionados


Smart Restart

Ligar o botão “ON” – Reflexões para os empregadores, para um #SmartRestart e um Futuro Redesenhado Jonas Prising - Chairman & CEO of ManpowerGroup, Há apenas um mês, estávamos a aperfeiçoar o nosso...

LER MAIS