COMO OTIMIZAR O SEU PERFIL ONLINE PARA RECRUTAMENTO?
A maioria dos recrutadores consulta o perfil do LinkedIn dos candidatos. Na era das redes sociais, a plataforma tornou-se uma ferramenta essencial de avaliação nos processos de recrutamento. A Manpower oferece conselhos para otimizar o seu perfil online e se destacar aos olhos dos recrutadores.
Foto de perfil: a primeira impressão que dá ao recrutador
A foto de perfil diz muito sobre si. É a primeira impressão que os recrutadores terão ao consultar o seu perfil. Valorize a sua imagem, como se estivesse a ir para uma entrevista de emprego.
Quais são os critérios para uma foto profissional?
- Evite avatares (a menos que esteja a candidatar-se a um cargo de designer gráfico);
- Escolha uma foto relativamente recente;
- Prefira um fundo neutro;
- Verifique a qualidade da foto, pois demonstra a sua atenção aos detalhes;
- Olhe para a câmara e sorria, é onde as emoções se mostram;
- Enquadre para que seja possível ver o topo dos seus ombros e todo o seu rosto;
- Opte por uma foto ligeiramente de perfil, pois transmite uma atitude confiante;
- Escolha cores que reflitam a sua personalidade ou estejam em acordo com a sua área de atuação;
- Contorne a foto com um círculo colorido para se destacar nas redes.
Depois de preparar a sua foto, utilize-a em toda a sua comunicação profissional (CV, perfil Manpower, etc.).
Foto de capa: a ferramenta de comunicação que otimiza o seu perfil
O seu perfil online é parte da sua "marca pessoal". No LinkedIn, uma foto de capa bem escolhida chama a atenção do recrutador. Como pode destacar-se?
- Ajuste o formato correto antes de criar a imagem (1584 x 396 pixels);
- Escolha uma imagem livre de direitos de autor que represente a sua personalidade ou setor de atividade;
- Escreva um slogan, apenas se tiver uma proposta única que se destaque;
- Mantenha a simplicidade, não sobrecarregue a foto de capa com muitas informações;
- Reforce o impacto visual usando uma paleta de cores harmoniosa.
Imagens visuais são ferramentas de comunicação poderosas. Uma foto de capa bem projetada adiciona um toque profissional ao seu perfil e cria uma primeira impressão positiva nos recrutadores.
Título do perfil: mais do que um simples título de CV
No LinkedIn, o título do perfil tem 120 caracteres, use todos! Este é um ponto de contato com a empresa que está a contratar. Ao contrário do título num CV, não se resume apenas à sua profissão. Torne esse título dinâmico, adicionando informações relevantes sobre a sua procura por emprego, por exemplo:
- As suas especialidades;
- Os idiomas que fala;
- Palavras-chave específicas do seu setor de atividade;
- Emojis, usados com moderação.
Ao trabalhar no seu "título profissional", torna o seu perfil mais dinâmico e destaca-se dos outros candidatos aos olhos dos recrutadores.
Resumo do perfil: algumas linhas para se destacar
Seguindo as três etapas anteriores, tratou da primeira impressão do seu perfil. Esta nova etapa visa incentivar o recrutador a ler mais sobre si. Ele dará uma vista de olhos na secção "informações". Não descure esta parte! Escreva um resumo atrativo dos seus objetivos profissionais. Destaque o que o diferencia de outros candidatos potenciais.
Recomendações: a prova social do seu desempenho
A última dica para otimizar o seu perfil é solicitar recomendações. O seu CV lista as suas competências, e os recrutadores apreciam receber feedback das empresas onde trabalhou. Ao solicitar recomendações no LinkedIn, adiciona peso à sua candidatura. Dê preferência às recomendações do seu empregador (ou ex-empregadores) e colegas de trabalho (ou ex-colegas).
Agora está equipado para impulsionar o seu perfil online. Depois de o concluir, inscreva-se no site da Manpower. Um consultor da Manpower entrará em contato consigo para acompanhá-lo na sua procura por emprego.
Consulte aqui as nossas ofertas de emprego!