Employer Branding

Como é que as empresas podem trabalhar o seu branding para atrair mais candidatos.

Para encontrar os candidatos qualificados que procura, já não basta oferecer um plano de incentivos atrativo, com um salário competitivo, benefícios e oportunidades de progresso. Atualmente, as empresas também necessitam de uma estratégia de comunicação bem-sucedida para poderem ter mais alcance na sua comunicação com os candidatos e captar o seu interesse.

Por isso, cada vez mais, é importante utilizar a marca também como elemento de comunicação com os candidatos. Isso requer uma abordagem semelhante à que a empresa utiliza para atrair os clientes.

Há formas de as empresas conseguirem romper o ruído e alcançar candidatos qualificados, mas difíceis de encontrar. Como parte da pesquisa global sobre as Preferências dos Candidatos da ManpowerGroup Solutions, o estudo “Siri, Find Me A New Job”, oferece informação sobre estas questões, ajudando os empregadores a otimizar o processo de atração e retenção dos melhores candidatos usando as seguintes táticas:
 

Publicidade em redes sociais

Quase um terço dos candidatos que responderam a este estudo afirmou já ter feito click num anúncio nas Redes Sociais relacionado com uma oferta trabalho. A alta taxa de engagement dos anúncios em Redes Sociais sugere que até mesmo os candidatos passivos podem ser levados a fazer click em anúncios de emprego que lhes possam interessar, mesmo não estando a procurar trabalho de forma ativa.
 

Diversificar os canais de comunicação

Não existe uma solução tecnológica única. Muitas vezes, a melhor estratégia relativamente a tecnologia e canais passa por utilizar uma variedade de ferramentas e soluções. Até porque estes podem variar de um mercado para outro. Por exemplo, mensagens de texto podem ser bem recebidas num mercado mas noutro não. As normas culturais e hábitos de consumo podem influenciar a escolha de WhatsApp ou do Viber num determinado mercado. Teste e procure adaptar o seu mix de ferramentas para obter os melhores resultados.
 

Não esqueça o toque pessoal

O contato humano sempre será uma parte importante da experiência do candidato. Atrair e reter o talento certo não deve ser uma batalha entre humanos e robôs. Em todos os mercados, os candidatos ainda dão grande importância à interação humana e entrevistas presenciais. Quando questionados sobre quais as tecnologias que preferiam usar durante o processo de recrutamento, 26% dos candidatos selecionaram as entrevistas presenciais como a sua preferência número um.
 

Conheça o seu público

Se a sua empresa quer jovens talentos, invista em tecnologia. Mas se quiser contratar perfis mais experientes, considere todas as opções. Combine a tecnologia certa com as suas necessidades de perfil de candidatos. Os anúncios nas Redes Sociais, por exemplo, podem alcançar candidatos passivos e / ou experientes, que de outra forma não apareceriam no radar do recrutador.

Para mais informação sobre como atrair o melhor Talento, leia a o Estudo das Preferências dos Candidatos da ManpowerGroup.

Artigos Relacionados