Pressione “Start” para iniciar Saiba como o Gaming Pode Transformar o Recrutamento

Agora que está a trabalhar a partir de casa, tem tempo para cuidar da sua horta. Para projetos artesanais. Para a construção de fogueiras. Faça uma pausa para dar uma vista de olhos e respirar fundo: As cerejeiras estão a florescer. O mar está calmo e tranquilizante. Ouvem-se ondas suaves que se misturam melodicamente com jazz ligeiro. Decide-se comprar fruta fresca e faz-se um passeio idílico.

Se isto não lhe soa familiar, provavelmente não conhece o jogo “Animal Crossing: New Horizons” da Nintendo Switch. Considerado o escape perfeito para a ansiedade generalizada sentida por muitos nestes dias, o jogo vendeu 13,4 milhões de cópias desde a sua estreia em março.

“Animal Crossing” não é o único jogo a quebrar recordes de vendas. O Gaming tem aumentado consideravelmente desde o aparecimento da COVID-19. Foi recentemente noticiado que a utilização dos videojogos durante as horas de pico subiu 75% desde que a pandemia começou. Embora alguns vejam isto como uma distração das notícias do mundo, também pode ser visto como tempo bem gasto a desenvolver soft skills críticas e muito procuradas no mercado de trabalho.

Veja as coisas desta forma: Ao jogar, é preciso navegar num ambiente dinâmico que exige que se aprenda e adapte. Tem sistemas sociais em constante evolução. Tem de combinar ferramentas e recursos para aprender novas formas de trabalho. Tem de converter novos conhecimentos em ações. E tem de explorar alternativas radicais e estratégias inovadoras para que possa atingir os objetivos. O fio condutor comum? Todas estas são competências altamente procuradas.

As competências cultivadas durante o tempo investido nos jogos podem ser estreitamente correlacionadas com o desempenho profissional. Os jogos são ambientes de aprendizagem construtivos, situados e experimentais. Requerem uma experimentação ativa. Requerem também uma grande dose de paciência e persistência. Acabou de cair num poço de lava? Volte atrás e reveja o que aconteceu. Aprenda e adapte-se. De facto, a capacidade de aprendizagem é um forte indicador da mobilidade na carreira, e a melhor maneira de aprender é com a experiência.

O trabalho está sempre a mudar. Os projetos mudam. Os prazos são alterados. Para muitos, cada dia é diferente. Os empregadores precisam de pessoas com agilidade para gerir essas mudanças. Teria sido impensável, no início de 2020, que as empresas imaginassem a maioria dos seus colaboradores a trabalhar a partir de casa. No entanto, foi exatamente isso que aconteceu. Embora ninguém se pudesse ter preparado para uma pandemia global, os videojogos criam-lhe condições para gerir o inesperado com mais facilidade. Ambientes simulados complexos requerem decisões constantes - uma habilidade importante, especialmente para os trabalhadores que são confrontados com a mudança e precisam de se adaptar para que as suas equipas tenham sucesso.

Os videojogos podem também oferecer uma visão sobre a persistência de uma pessoa, a tomada de riscos, a resolução de problemas, a atenção e o cuidado com os detalhes. Se os tipos de videojogos que joga têm o potencial de dar uma vasta visão sobre os tipos de soft skills que possui, a questão é porque não o utilizamos para identificar melhor os seus talentos e adequar as suas competências às funções certas? Porque a maioria de nós não sabe que o tempo investido em videojogos pode ser benéfico para a nossa vida profissional. Mesmo que saibamos, não conseguimos articular as suas vantagens num currículo ou numa entrevista de emprego.

Num estudo recente, o ManpowerGroup analisou mais de 11.000 jogos em 13 géneros - desde ação-aventura a role-playing, passando pela música e pelo indie - para identificar as principais competências desenvolvidas em cada categoria e depois mapeou as soft skills que os jogadores estavam a desenvolver e que se adaptam ao mercado de trabalho. O quiz “Skills Translator” do ManpowerGroup, permite aos candidatos introduzir jogos específicos, níveis de experiência, e a quantidade de tempo passado a jogar. Após análise, ferramenta fornece então orientações sobre como a experiência de jogo se traduz em aptidões essenciais para o seu local de trabalho.
Finalmente, ligará o candidato a potenciais ofertas de trabalho.
As capacidades cognitivas e motoras utilizadas durante um jogo de Tetris são altamente desejáveis nos operadores de maquinaria. O domínio de um jogo como Fortnite é inestimável para trabalhos de equipa e de colaboração porque reúne capacidades únicas dos indivíduos para resolver um problema desafiante. Considera-se um jogador de “arcade” da velha guarda? Jogos como o Pac-Man melhoram a tomada de decisões, o planeamento, a concentração e a persistência.

Utilize o  “Skills Translator” do ManpowerGroup para o ajudar a compreender como o tempo passado a jogar os seus videojogos favoritos pode levá-lo ao seu melhor emprego de sempre. Ao compreender como a sua experiência de jogo aperfeiçoou as suas competências no local de trabalho, estará mais preparado para mostrar todo o seu valor a futuros empregadores, tanto no seu currículo como na sua próxima entrevista.

Para perceber que competências foram desenvolvidas através dos videojogos, faça o nosso quiz gratuito – Skills Translator.

Artigos Relacionados