---
title: ManpowerGroup Employment Outlook Survey 1ºT 2023
description: Projeção para a criação de emprego no 1º trimestres de 2023
---

[Estudos exclusivos sobre o mundo do trabalho | Manpowergroup ](https://www.manpowergroup.pt/estudos)

# [ManpowerGroup Employment Outlook Survey 1ºT 2023](https://www.manpowergroup.pt/estudos/manpowergroup-employment-outlook-survey-1-trimestre-2023)

 Written by [ManpowerGroup Portugal](https://www.manpowergroup.pt/estudos/author/manpowergroup-portugal) | Apr 27, 2023 11:36:28 AM

#### Apesar de se manterem positivas, as intenções de contratação em Portugal sofrem abrandamento acentuado.

- **49% dos empregadores portugueses declaram não querer contratar nem despedir no 1º Trimestre de 2023**

O atual clima de inflação e a perspetiva de abrandamento da economia para 2023 provocaram uma perspetiva de criação de emprego moderada nas empresas nacionais. Neste sentido, embora 31% dos empregadores afirmem que irão recrutar, 19% anteveem reduzir as suas equipas e quase metade dos empregadores (49%) pretende manter o atual número de colaboradores. Os dados do ManpowerGroup Employment Outlook Survey projetam, assim, uma **Projeção para a Criação Líquida de Emprego de +12% **para o primeiro trimestre de 2023, um valor já ajustado sazonalmente e que traduz numa descida considerável de 15 pontos percentuais, face ao último trimestre, e ainda mais significativa, de 25 pontos percentuais, quando comparada com o período homólogo de 2022.

*“Os empregadores entram em 2023 com uma posição mais conservadora quanto à evolução do mercado, e ainda mais focados na garantia da competitividade e sustentabilidade dos seus negócios. Este cenário traz impactos inevitáveis no mercado de trabalho, e traduz-se já num abrandamento das intenções de contratação para o 1o trimestre.”* explica **Rui Teixeira, Diretor Geral do ManpowerGroup Portugal**.

*“Não obstante, este menor dinamismo no mercado de trabalho não implica, de momento, uma intenção alargada de dispensa dos colaboradores. O que observamos é que, face à atual escassez de talento e à dificuldade em atrair profissionais com as competências que procuram, os empregadores estão a privilegiar a manutenção das suas equipas, estando dispostos a fazer esse investimento para estarem dotados do talento necessário quando a economia retomar”*, completa.

**Energia e Utilities, Tecnologias da Informação, Finanças e Imobiliário, e Serviços de Comunicação são os setores com as previsões de contratação mais otimistas, mas apenas dois melhoram face ao trimestre anterior**

Apesar da atual conjuntura, os empregadores de oito dos nove setores analisados esperam aumentar as suas equipas neste início de ano. Não obstante, registam-se claros sinais de abrandamento nas intenções de contratação, com sete setores a reduzirem as suas projeções face ao trimestre passado e ao período homólogo de 2022.

Energia e Utilities é o setor que apresenta as perspetivas mais positivas, com uma Projeção para a Criação Líquida de Emprego de +43%, um valor que se destaca de forma significativa da média nacional. A área das Tecnologias da Informação é a segunda com a atividade de contratação mais dinâmica, com uma Projeção saudável de +28%. Esta Projeção representa, porém, uma descida considerável de 10 pontos percentuais, relativamente ao trimestre anterior.

Em tendência contrária, o setor de Bens de Consumo e Serviços, que inclui as atividades de Retalho, Distribuição, Hotelaria, Indústria de bens de consumo, entre outras, é o único com uma Projeção para a Criação Líquida de Emprego negativa, de -8%, acusando, assim, o impacto do esperado abrandamento no consumo privado. Desta forma a Projeção diminui de forma acentuada, em 36 e 48 pontos percentuais, em relação ao trimestre passado e ao mesmo período do anterior ano, respetivamente.

**Grande Porto e Região Centro mantêm-se com Projeções fortes**

Todas as regiões de Portugal apresentam previsões favoráveis quanto à evolução das contratações no primeiro trimestre de 2023, ainda que apenas uma evolua positivamente face ao trimestre anterior.

É, novamente, o Grande Porto que apresenta a Projeção para a Criação Líquida de Emprego mais sólida, com um valor de +23%, seguindo-se a Região Centro, com uma Projeção de +22%, que é a única que apresenta uma evolução positiva face ao trimestre anterior, crescendo três pontos percentuais.

**As intenções de contratação a nível global diminuem, mas continuam positivas**

Tal como em Portugal, a Projeção para a Criação Líquida de Emprego a nível global sofre um decréscimo, com o valor a situar-se agora nos +23%, menos 6 pontos percentuais do que o registado no trimestre passado e menos 14 pontos percentuais face aos mesmos meses de 2022.

Na Região EMEA, onde se situa Portugal, a Áustria e a Turquia mostram as intenções mais elevadas, ambas com +29%. Portugal ocupa assim o décimo sexto lugar da tabela, com seis pontos percentuais a menos da média da Região. No que respeita à média Global, o país posiciona-se onze pontos percentuais abaixo.

 

[View full post](https://www.manpowergroup.pt/estudos/manpowergroup-employment-outlook-survey-1-trimestre-2023)

```json
{
  "@context" : "http://schema.org",
  "@type" : "BlogPosting",
  "author" : {
    "@type" : "Person",
    "name" : "ManpowerGroup Portugal"
  },
  "dateModified" : "2023-06-15T05:35:01.149Z",
  "datePublished" : "2023-04-27T11:36:28Z",
  "headline" : "ManpowerGroup Employment Outlook Survey 1ºT 2023",
  "image" : {
    "@type" : "ImageObject",
    "height" : 720,
    "url" : "https://25901419.fs1.hubspotusercontent-eu1.net/hubfs/25901419/meos1t.png",
    "width" : 1280
  },
  "mainEntityOfPage" : "https://www.manpowergroup.pt/estudos/manpowergroup-employment-outlook-survey-1-trimestre-2023",
  "publisher" : {
    "@type" : "Organization",
    "logo" : {
      "@type" : "ImageObject",
      "height" : 60,
      "url" : "/hs/hsstatic/content_shared_assets/static-1.4092/img/default-amp-logo.png",
      "width" : 60
    },
    "name" : "Publicações sobre o Mundo do Trabalho"
  }
}
```