Como fazer um Upgrade Profissional nas Redes Sociais

O novo ano é uma boa altura para limpar, arrumar e organizar - o que também é válido para a sua presença profissional nas redes sociais. Aqui está uma checklist de itens a ter em conta nos seus perfis online. 
 
Revisão e atualização do LinkedIn
Tal como as conexões offline, o networking online não deve ser apenas sobre o que se pode receber de outras pessoas. É fundamental criar valor para os outros e mostrar o que se pode fazer, em vez de apenas pedir favores. Seja proativo e escreva uma recomendação para os seus colegas, atualize o perfil com uma fotografia recente e uma descrição do seu trabalho atual, inclua projetos e êxitos recentes e relevantes, bem como competências e trabalho de voluntariado. 

Junte-se aos grupos do Facebook  
Pode pensar no Facebook como um mero lugar para acompanhar a vida pessoal de amigos e familiares. Mas recentemente, o Facebook tem impulsionado ativamente os grupos, que podem ser um lugar para se unir, tanto para aceder a informação profissional como para estabelecer contactos com novas pessoas. Vá a https://www.facebook.com/groups/feed/ ou clique no separador “grupos” para filtrar o seu feed de notícias por grupos e ver quais os sugeridos para aderir. Isto irá ajudá-lo a expandir a sua rede para além das pessoas que conhece atualmente e a encontrar grupos com base em informações centradas na sua carreira.

Encontrar empregos na Instagram
Tal como no Facebook, se for mais além das selfies do Instagram, poderá encontrar uma valiosa fonte de informação profissional através de hashtags e listas de ofertas de empregos. Nesta busca, utilize ativamente a caixa de pesquisa em vez de percorrer passivamente o seu feed. Por exemplo, tente pesquisar "carreiras" para encontrar ofertas de emprego de empresas que tenham contas dedicadas a RH e recrutamento no Instagram. A rede social também torna possível seguir hashtags como #carreiras, de modo a que estas apareçam periodicamente no seu feed. 

Independentemente das redes sociais que utiliza, a maior mudança para fazer a diferença é utilizá-las com cuidado em vez de as utilizar de forma descuidada. Em vez de deixar um algoritmo ditar a informação a que acede, tenha em conta as suas necessidades, objetivos e o que pretende obter com a visita à plataforma. Depois tome as medidas que lhe permitem chegar a esses resultados.

Artigos Relacionados