Cinco dicas para uma entrevista bem-sucedida
A entrevista é a sua oportunidade de causar uma boa primeira impressão, mas pela segunda vez. Se foi chamado para uma conversa com o recrutador é porque o seu curriculum vitae foi apreciado e o seu perfil considerado válido. Na entrevista terá a oportunidade de brilhar com a sua personalidade e aspetos mais subjetivos, no entanto, deverá ter em atenção as seguintes dicas para conseguir o tão esperado wow factor:
- Esteja preparado
Procure conhecer bem a cultura e os valores da empresa para saber precisamente o que esperam de si e esteja preparado para se adaptar à entrevista, por exemplo, se no seu curriculum vitae refere que fala línguas estrangeiras, é provável que esta competência seja testada, pelo que estar preparado para todas as possibilidades reduz o stress e aproxima-o do seu objetivo.
- Seja pontual
Procure chegar cerca de dez minutos antes da hora e relaxe um pouco antes da entrevista, mas, caso se atrase, ligue antecipadamente a avisar.
- Apresente-se no seu melhor
Vista roupa formal, cuidada e limpa e use um perfume suave, a maquilhagem deverá ser luminosa e discreta e a barba cuidada e aparada. Opte por cores que transmitam estabilidade, confiança, segurança e capacidade de liderança, como o azul, o preto, o cinzento, o branco e o castanho.
- Crie uma relação com o entrevistador
Apresente-se com um bom aperto de mão, olhando o entrevistador nos olhos, mantenha a distância social e tenha atenção à sua linguagem corporal. Manter as mãos demasiado rígidas pode passar a ideia de indisponibilidade, intransigência e nervosismo, mas gesticular moderadamente enquanto fala ajuda a criar empatia.
- Deixe uma boa segunda impressão
No final da entrevista, é importante que o recrutador se lembre de si pelos melhores motivos, despeça-se sorrindo e mostre-se disponível para uma nova conversa.
|