Como Gerir Eficazmente a Informação aos Colaboradores em Processos de Despedimento?

À medida que as empresas recuperam do impacto da COVID-19 e fazem a transição para o novo normal, muitas necessitarão de tomar decisões difíceis sobre a sua força de trabalho, que refletem a realidade económica. De acordo com o Employment Outlook Survey do ManpowerGroup, 16% dos empregadores acreditam que nunca vão recuperar os níveis de contratação pré-pandemia.  
Uma comunicação rápida e eficaz é o primeiro passo para apoiar adequadamente os colaboradores durante os processos de transição - informando claramente sobre a redução de efetivos, que impacto essa decisão terá para cada um deles, e como poderão avançar no futuro.

Preparar-se para dar as notícias 
O sucesso de uma reunião de informação de despedimento vai depender de uma boa preparação das lideranças. Para que possam entregar a mensagem certa na altura certa, e consequentemente conseguir que o colaborador se comece a centrar em como seguir em frente. É fundamental que haja um guião bem preparado sobre a fundamentação lógica que suporta a decisão. Esse discurso deve adotar o tom e o estilo certos e ser um reflexo da cultura da empresa. O colaborador notificado necessita de uma compreensão clara da situação, bem como de conselhos sólidos e de uma direção clara sobre como utilizar os recursos disponíveis para encontrar uma nova posição. Uma pessoa designada pode fornecer informações sobre o pacote de saída ou passar a palavra ao colega de RH que partilhará essa informação com o colaborador.

Criar o tom e o espaço apropriados
Ninguém gosta de dar ou receber más notícias. A identificação de um momento e de um local apropriados permitirá a todos gerir as suas emoções e preparar os próximos passos. A reunião de notificação deve ser realizada num local privado. Para gerir o processo de forma eficaz, é importante que exista uma agenda da reunião, que é partilhada entre todos: quem vai informar o colaborador, as equipas de RH e os consultores de Outplacement. É também importante planear a informação aos restantes colaboradores e o modo como essa informação é dada.  

Dar os próximos passos
Para o colaborador que sai da empresa, é importante saber como é que as suas responsabilidades serão transferidas para os colegas, como se processará o seu tempo restante na empresa, e de que maneira a empresa o irá apoiar neste momento da transição. A resposta a estas questões deve abranger a informação sobre o pacote de saída que possa existir, a formação para os colaboradores que assumem novas responsabilidades, e o restante suporte de outplacement a implementar no intuito de ajudar esse colaborador a iniciar o próximo capítulo da sua carreira.
Para as empresas, redimensionar a sua força de trabalho é sempre um processo difícil, quer isso signifique um aumento ou uma diminuição do número de trabalhadores. Em ambos os casos, a preparação, a formação e a comunicação são fundamentais. Ser claro e direto, sem deixar de transmitir compaixão e respeito será muito útil a longo prazo. Para as empresas, a vontade de ajudar durante a transição pode contribuir muito para minimizar o dolo da separação e ajudar todos os intervenientes a retomar o caminho da recuperação e do crescimento. 
Para informação adicional sobre como gerir a comunicação aos colaboradores, descarregue o nosso guia: Conducting Successful Employee Notifications.

Os serviços de outplacement da Right Management permitem que os indivíduos que saem da empresa possam aceder a novas oportunidades em melhores funções e mais rapidamente, minimizando a disrupção dos processos de transição. Ao mesmo tempo, apoiam os restantes colaboradores através de medidas de suporte ao desenvolvimento da sua carreira, sob a forma de coaching e reskilling. Esta abordagem abrangente visa manter a marca do empregador e assegurar a continuidade do negócio mediante o compromisso e retenção do talento crítico para o desenvolvimento da empresa.

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