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    Ser a referência na inovação, diversificação de soluções e aposta em talento

    25.10.2017

















    É este o rumo da ManpowerGroup, que quer ser vista como uma referência que entende o mundo do trabalho e que acrescenta valor a clientes e também a candidatos. Ao assinalar o 55º aniversário da marca em Portugal, Nuno Gameiro, Country Manager da ManpowerGroup Portugal é entrevistado para a revista Marketeer.


    Em 1962, a Manpower abriu a primeira agência em Portugal, em regime de franchising. Como evolui o negócio da empresa ao longo destes 55 anos de actividade? Que balanço faz?
    O negócio da empresa ao longo destes 55 anos evoluiu no que diz respeito ao portfolio de soluções, ou seja, passámos de uma empresa de trabalho temporário para uma empresa prestadora de serviços diversificados e inovadores do mundo do trabalho, sendo que, também evoluíram os modelos de trabalho empregues.

    Deixámos de ser uma empresa familiar, para sermos uma organização multinacional com funcionamento global e que tem acesso às melhores práticas do mercado, conseguindo gerar sinergias operacionais que se refletem em valor para os nossos clientes.

    A conjunção destes dois fatores permitiu-nos crescer de 5M € de faturação anual em 2008, para cerca de 120M € em 2016.

    Quais os principais marcos no percurso da empresa no mercado português?
    Numa organização com esta longevidade, existem vários marcos importantes e que começam desde logo com o início da atividade em 1962, pois fomos o primeiro franchising a operar em Portugal e mais tarde, obtivemos o alvará nº 1 para a atividade de trabalho temporário.

    Em agosto de 2008, a compra do franchising português por parte da Manpower Inc., significou uma evolução ao nível dos processos operacionais e modelos de entrega de negócio, que foram fundamentais para o crescimento da quota de mercado do Grupo.

    Em 2011, foi criada a ManpowerGroup e lançada a marca Experis, sendo que ao mesmo tempo, tivemos a oportunidade de adquirir carteiras de negócio de empresas concorrentes. Isto significou um movimento decisivo no nosso posicionamento de empresa com soluções diversificadas no mundo do trabalho.

    Em 2013, ultrapassámos a barreira dos 100M € de faturação anual e em 2014 atingimos o número de 10.000 trabalhadores, cimentando a nossa posição como uma das maiores empresas do setor de Recursos Humanos em Portugal.

    Em 2016, Portugal foi incluído no Manpower Employment Outlook Survey (MEOS), que é o relatório com a pesquisa trimestral sobre as intenções de contratação dos empregadores em várias áreas de negócio relativa aos três meses subsequentes, sendo o estudo deste segmento mais completo a nível mundial.

    Em 2017, Portugal recebeu pela primeira vez (e ao fim de 55 anos) a visita de um CEO da ManpowerGroup, sendo que reflete o bom trabalho de cada um dos nossos trabalhadores, bem como, a visibilidade que Portugal conseguiu ter dentro do Grupo.

    Nestes 55 anos, o que mudou no mercado de emprego, nas necessidades dos clientes, e como é que a ManpowerGroup se foi adaptando a estas mudanças?
    Mudou a forma como as pessoas procuram o trabalho e que nos fez adotar uma postura de recrutamento proativa e não reativa. Mudou a expetativa dos clientes, que estão cada vez mais exigentes e sofisticados, que nos obrigou a repensar o modelo de negócio com a adoção de um modelo de entrega mais digital e não baseado numa rede física de agências.

    Mudou o facto de o mercado de trabalho ter mais concorrência, que nos obriga a ser inovadores e líderes nas conceções, por forma a que sejamos vistos como uma referência que entende o mundo do trabalho e que acrescenta valor através do fornecimento de soluções diversificadas que ajudam os clientes, trabalhadores e candidatos a vencer num mundo de trabalho em constante mutação.

    Hoje, a ManpowerGroup Portugal é representada pelas marcas ManpowerGroup Solutions, Experis e Manpower. O que representam estas áreas e como se complementam entre si?
    Num mundo do trabalho cada vez mais complexo, exigente e imprevisível, as empresas têm de aumentar a sua produtividade e o seu grau de inovação num contexto de permanente competitividade, assim, a ManpowerGroup Solutions é líder mundial em soluções de outsourcing, concebidas desde a raiz com orientação para resultados, libertando o Potencial Humano e capitalizando novos modelos laborais.

    As empresas recorrem à Experis para obterem um serviço personalizado e contarem com o conhecimento profundo do setor empresarial e dos desafios que a sua empresa enfrenta, garantido por uma marca líder mundial em recrutamento especializado de quadros médios e superiores e no desenvolvimento de projetos em outsourcing de Recursos Humanos.

    A Manpower reúne as melhores soluções para ir ao encontro das necessidades de flexibilidade dos Recursos Humanos das empresas, num contexto em que os Talentos com habilitações e experiência adequadas se tornaram no recurso mais escasso do mundo do trabalho. Garantimos a formação adequada, os métodos de avaliação credíveis e o acesso rápido e eficaz ao Talento certo no momento certo.

    Brevemente, iremos lançar uma nova marca, Right Management, especialista na gestão de carreiras, desenvolvimento de liderança e transformação organizacional, diversificando ainda mais as nossas soluções no mundo do trabalho.

    O que distingue a ManpowerGroup da concorrência?
    O ADN! Tornamos possível que os nossos clientes tenham acesso ao Talento de que necessitam, potenciando o crescimento das organizações e o sucesso pessoal através da valorização do Potencial Humano, inspirados no Talentismo - uma filosofia que impõe a sobreposição do Talento às capacidades económicas das organizações como fator determinante para o seu sucesso.

    Quantas pessoas é que a empresa colocou no mercado de trabalho até ao momento? E qual a evolução nos anos mais recentes?
    Temos atualmente e de forma diária mais de 11 mil trabalhadores, que são a materialização do crescimento sustentado e contínuo desde 2008 (quando tínhamos cerca de 300 trabalhadores), sendo que nos 55 anos colocámos no mercado de trabalho mais de 277.000 pessoas.

    Quais os principais clientes da empresa em Portugal e as áreas mais representativas? Quais os clientes angariados já no decorrer deste ano?
    Trabalhamos com quase todas as empresas do PSI20, bem como, com as grandes multinacionais e empresas portuguesas, o que significa que temos uma carteira de clientes sólida do ponto de vista financeiro e com um risco reduzido, mas o facto de também termos muitos clientes do segmento PME, faz com que o risco seja ainda mais disperso.

    No decorrer deste ano angariámos clientes de setores distintos como o retalho e consumo, logística, telecomunicações e área financeira.

    Que soluções disponibilizam aos clientes? Quais as soluções mais procuradas e respetivas características e mais-valias?
    As nossas soluções de Talent Based Outsourcing e Business Process Outsourcing são desenvolvidas por quem compreende as tendências globais do mundo do trabalho e as ambições e interesses dos Talentos. A prática, a expertise e a presença global permitem à ManpowerGroup Solutions disponibilizar aos seus clientes soluções que, partilhando os riscos e as compensações inerentes a cada projeto, providenciam um aumento significativo de valor através do apelo à inovação, parcerias de médio e longo prazo, transformação de processos e negócio, valor para além da redução de custos, conformidade e ética.

    As nossas soluções em Recruitment, Interim e Project Solutions são desenvolvidas pela Experis com a visão e a experiência de profissionais que têm acesso aos Talentos mais qualificados, os quais são sempre a chave para o crescimento e diferenciação. Mais do que nunca, o crescimento das empresas depende do Talento certo no lugar certo, sendo estes Talentos a chave para a diferenciação. Acreditamos que o Potencial Humano é o catalisador dos negócios, alavancando o que é produzido ao nível comercial.

    As soluções de Staffing da Manpower, amplas e flexíveis, são desenvolvidas a pensar nos milhares de clientes em todo o mundo que procuram rapidez e eficiência. As infraestruturas, a tecnologia e o poder económico deixaram de ser suficientes para garantirem o sucesso das empresas. O verdadeiro fator de diferenciação para a competitividade é o Talento (vivemos na Era do Potencial Humano).

    Quantas agências possuem em Portugal de momento? Está prevista a abertura de novas agências?
    Possuímos apenas três agências, que operam através de modelos digitais e flexíveis que permitem servir a totalidade do território nacional, pois com a revolução tecnológica, a reconfiguração do mundo do trabalho requer novas formas de organização para alcançar o sucesso, sendo que dentro do nosso modelo de negócio, não está prevista a abertura de novas agências.

    Que ações (campanhas, eventos, etc) foram ou serão ainda realizadas para celebrar o 55.º aniversário da empresa em Portugal?
    É uma marca importante, que irá assinalar o facto de sermos a empresa mais antiga a operar no setor em Portugal, pelo que queremos celebrar com quem nos permitiu chegar até aqui (clientes, trabalhadores e candidatos). Ao longo de todo o ano iremos partilhar várias surpresas.

    Qual o volume de negócios da ManpowerGroup Portugal em 2016? E que previsões para este ano?
    O nosso volume de negócios em 2016 foi de cerca de 120 milhões de euros e é expectável que este ano possamos ultrapassar esse valor, continuando o nosso crescimento sustentável, que permite manter a confiança dos nossos acionistas e garantindo desta forma a continuidade do investimento que estes têm realizado em Portugal, apesar das incertezas políticas e económicas que o país ultrapassou ao longo dos últimos anos.

    Qual a importância e o peso do mercado português para a ManpowerGroup?
    Num grupo que a nível mundial tem um volume de negócios de mais de 21 mil milhões de euros, poderia pressupor que o mercado português não teria qualquer importância, mas na realidade, optámos por nos focar sobre a sustentabilidade a médio e longo prazo através dum rápido crescimento orgânico e por aquisição, produtividade Vs rentabilidade, eficiência de gestão de operações, digitalização e automação de processos e essencialmente, na qualidade dos recursos humanos, aproveitando a maturidade do mercado em Portugal.

    Assim e apesar da pequena dimensão do mercado português, a realidade é que temos sido uns privilegiados e a presença do nosso CEO, reforça esse sentimento de importância dentro do Grupo, pois temos sido apontados como um dos exemplos a seguir.
     
    In Revista Marketeer, outubro de 2017
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