Como ajudar os trabalhadores a gerir a sua progressão de carreira

A enorme mudança no local de trabalho que ocorreu nos últimos anos fez com que muitas pessoas procurassem novas oportunidades que lhes permitissem crescer nas suas carreiras e, ao mesmo tempo, oferecessem uma flexibilidade que talvez não tivessem experimentado anteriormente. As empresas bem-sucedidas compreendem que proporcionar percursos de progressão na carreira aos trabalhadores é crucial para recrutar e reter talento.

No entanto, embora a maioria das empresas compreenda o valor do desenvolvimento do seu pessoal interno e da promoção a partir do interior, muitas estão a iludir-se quanto às suas capacidades. Mais de 88% acreditam que têm programas de gestão de carreiras sólidos, mas, na verdade, a maioria dos trabalhadores nunca os experimentou. De facto, apenas dois em cada cinco trabalhadores afirmam ter conversas sobre a carreira com os seus gestores anualmente e um em cada cinco trabalhadores nunca participa neste tipo de conversas individuais[1].

Embora o desempenho individual tenha um papel importante no crescimento da carreira, os gestores devem ter um papel fundamental na promoção dos seus colaboradores. Os chefes de equipa são responsáveis por oferecer apoio e dar feedback construtivo para ajudar os trabalhadores a atingirem o seu potencial máximo. Eis três formas de equipar os líderes de todos os níveis da sua organização com os meios de que necessitam para assumirem o controlo das suas carreiras.

 

Compreender claramente os objetivos e os pontos fortes dos trabalhadores

Um passo fundamental para garantir uma força de trabalho produtiva e feliz é ter um conhecimento sólido das ambições, necessidades, pontos fortes e pontos fracos da carreira de cada membro da equipa. Manter discussões frequentes, abertas e individuais com os membros da equipa é uma forma essencial de avaliar onde querem chegar e onde podem estar a ter dificuldades. Também é importante ter confiança nas capacidades dos trabalhadores e criar um ambiente que acolha ideias, demonstre respeito e incentive a colaboração.

A empresa global de tecnologia Hewlett Packard (HP) acredita firmemente que os seus produtos inovadores e de renome mundial são o resultado direto da sua força de trabalho talentosa e diversa. Os líderes e gestores da HP defendem a necessidade de capacitar os seus colaboradores para crescerem e se desenvolverem a um ritmo excecional e de os incentivar a aproveitar as oportunidades que criarão um futuro melhor para os trabalhadores e para a marca[2].Antonio Neri, Presidente e Diretor Executivo da HP, começou a sua carreira num call center em Amesterdão e acabou por avançar para o cargo mais elevado da organização - tudo isto no espaço de 25 anos.

"Desafio-o a olhar para a pessoa completa quando está a considerar uma nova contratação. Mesmo que essa pessoa não preencha todos os requisitos, vá mais fundo", aconselha Neri. "Pode encontrar uma faísca - na personalidade, no conjunto de competências ou na experiência - mas, acima de tudo, paixão e uma atitude que podem dar início a uma carreira de sucesso."[3]

 

Crie uma cultura de desenvolvimento de carreira

Embora muitas empresas realizem avaliações anuais de desempenho, está na altura de os líderes irem mais além e oferecerem mais oportunidades de desenvolvimento de carreira aos colaboradores. Quer trabalhem com os recursos humanos ou com um especialista externo como a Right Management, as organizações podem tirar partido de ferramentas especializadas para apoiar este esforço, desde módulos de formação personalizados a portais tecnológicos e coaching individual.

O gigante global do software Adobe oferece uma variedade de recursos educativos sobre as práticas da empresa a todos os recém-licenciados ou indivíduos que entram nos quadros da empresa. O programa chama-se Accelerate Adobe Life. Os colaboradores da Adobe recebem regularmente check-ins, avaliações de desempenho e programas de formação antes de iniciarem os seus novos cargos. Além disso, são oferecidos aos trabalhadores benefícios como o reembolso de despesas de educação e cursos de desenvolvimento de liderança. Esses benefícios permitem que os trabalhadores em início de carreira alcancem um crescimento contínuo na empresa, desde o início. Donna Morris, Vice-Presidente Executiva da Experiência do Cliente e do Colaborador da Adobe, considera que é extremamente importante que as pessoas que se encontram na fase inicial da sua carreira compreendam que existe um caminho para o crescimento e a progressão na carreira para todos[4].

 

Utilizar recursos e tecnologia para promover a mobilidade na carreira

Quando as pessoas sentem que estão prontas para procurar uma nova função, podem não se aperceber que mudar para uma empresa completamente nova não é a única opção. De facto, mais de 40% das pessoas desconhecem as oportunidades de emprego disponíveis nas suas próprias organizações, mas 51% dos trabalhadores conhecem as vagas existentes noutras organizações[5], o que se deve ao facto de as empresas não serem totalmente transparentes quanto às vagas disponíveis ou de os líderes não informarem os membros qualificados da equipa.

Para reter as bases de talento e contrariar a rotatividade de colaboradores, as empresas têm de ser mais francas quanto à forma como os membros da equipa podem mudar de departamento. Para o efeito, podem incluir anúncios de emprego em boletins informativos internos da empresa ou em portais de comunicação. Os gestores também devem ser encorajados pelos líderes seniores a divulgar as vagas e a estar atentos aos atuais membros da equipa que se podem encaixar em novas funções internas.

"Muitas pessoas deixam o seu empregador porque não têm a certeza de que podem progredir na sua carreira, embora gostassem de ficar", afirma Dan Shapero, Vice-Presidente da Talent Solutions do LinkedIn. "Este é um problema que pode ser resolvido com a tecnologia e a cultura corretas[6]."

As ferramentas que utilizam IA para ajudar nas buscas de oportunidades de carreira dos indivíduos podem ser úteis, especialmente para grandes organizações onde as estas podem, por vezes, ser difíceis de identificar. Softwares de RH como o RightMap™ permitem que as organizações mapeiem as competências necessárias à organização para as funções atuais e futuras. Compare a sua força de trabalho com estas competências e alinhe os colaboradores com as funções que melhor correspondem aos seus conjuntos de competências[7].

Estima-se que as empresas podem reter cerca de 38% dos seus colaboradores que, de outra forma, teriam partido, promovendo-os para uma nova função que se adeque às suas necessidades e satisfaça as exigências de qualificações da empresa[8]. No entanto, algumas empresas dizem que não dispõem de toda a informação necessária para compreender as competências vitais da sua base de talento atual[9].

"Há uma necessidade real de maior transparência sobre as oportunidades disponíveis e as competências que estão por explorar internamente nas organizações", explica Amy Smyth, Directora do Centro Europeu de Excelência para a Gestão de Carreiras da Right Management[10].

As organizações que dedicarem tempo a compreender os objetivos dos trabalhadores, que os ajudem a assumir o controlo do seu próprio crescimento profissional e que os sensibilizem para as oportunidades internas estão a preparar-se para o sucesso a longo prazo.

Para saber mais sobre como incentivar os trabalhadores a navegarem assertivamente nos seus percursos profissionais, fornecendo-lhes os recursos certos, visite a RightCoach.

 

[1] Uncharted Territory Report, ManpowerGroup 2021

[2]  https://www.themuse.com/advice/companies-committed-to-career-growth

[3] https://www.hpe.com/us/en/newsroom/blog-post/2021/05/lessons-learned-from-25-years-at-hpe-from-call-center-to-ceo.html

[4] https://ripplematch.com/journal/article/companies-that-offer-exceptional-professional-development-programs-for-entry-level-employees-f53abebf/

[5] Uncharted Territory Report, ManpowerGroup 2021

[6] https://www.cornerstoneondemand.com/resources/article/5-reasons-hr-should-look-inside-company-when-hiring/

[7] https://workforce-resources.manpowergroup.com/development/wondering-how-to-attract-the-best-talent-focus-on-the-talent-you-already-have

[8] https://www.cornerstoneondemand.com/resources/article/5-reasons-hr-should-look-inside-company-when-hiring/

[9] Uncharted Territory Report, ManpowerGroup 2021

[10] Uncharted Territory Report, ManpowerGroup 2021

 

Photo by Campaign Creators on Unsplash

 

Artigos Relacionados