De Bom a Ótimo: A arte de ser “coachable”

No mercado de trabalho atual, que é rápido e competitivo, é essencial ter a mentalidade e as competências certas para ter sucesso na sua carreira. Uma caraterística fundamental que pode fazer toda a diferença é ser coachable. Num mundo em que a aprendizagem contínua é o nome do jogo, ser coachable é como ter um superpoder que o impulsiona para os seus objetivos e para um maior sucesso. Quando se é coachable, está-se aberto à aprendizagem, ao feedback e aos conselhos dos outros. Isto permite-lhe crescer e desenvolver as suas capacidades mais rapidamente, tornando-o um ativo valioso para qualquer organização.

O que significa ser coachable?

Ser coachable é ter uma mentalidade aberta, uma sede genuína de aprender e uma vontade de crescer pessoal e profissionalmente. Trata-se de reconhecer que \nenhum de nós tem todas as respostas e que podemos beneficiar da sabedoria, orientação e experiência dos outros. Significa ser recetivo ao feedback, adaptável à mudança, proactivo na procura de oportunidades de melhoria, e é uma mentalidade que o prepara para o sucesso em qualquer carreira.

As vantagens associadas

Ser coachable tem inúmeras vantagens, tanto para si como para o seu empregador. Ao estar aberto ao feedback e disposto a fazer mudanças, pode desenvolver as suas competências mais rapidamente e tornar-se melhor no que faz. Isto pode levar a uma maior satisfação no trabalho e a um salário mais elevado a longo prazo. Além disso, quando se é coachable, é mais provável que seja visto como um jogador de equipa e um membro valioso da organização. Isto pode levar a mais oportunidades de progressão na carreira e maior segurança no emprego.

Adotando uma mentalidade de crescimento

Então, como é que alguém se pode tornar mais coachable? Comece por ter uma mentalidade de crescimento; um conceito popularizado pela psicóloga Carol S. Dweck. Uma mentalidade de crescimento é a crença de que as nossas capacidades e inteligência podem ser desenvolvidas através da dedicação, esforço e vontade de aprender. Isto significa que você vê os desafios e os contratempos como oportunidades de crescimento. Está aberto ao feedback e disposto a fazer alterações para melhorar. Adicionalmente, assume a responsabilidade pelos seus erros e encara-os como oportunidades de aprendizagem, em vez de os ver como fracassos.

 

Estes são alguns benefícios adicionais que advêm do facto de sermos "coachable":

Acelerar a aprendizagem:
Quando se é coachable, acede-se a um vasto reservatório de conhecimento e experiência. Ao aceitar o feedback e procurar orientação de mentores, colegas ou especialistas na sua área, pode acelerar a sua aprendizagem e evitar armadilhas comuns. Porquê perder tempo a reinventar a roda quando se pode aprender com quem já dominou o terreno?

Melhorar o auto-conhecimento: Ser coachable obriga-nos a confrontar os nossos pontos cegos e a reconhecer as áreas em que podemos melhorar. Quando estamos abertos ao feedback, obtemos informações valiosas sobre os nossos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de crescimento. Esta autoconsciência acrescida torna-se uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento profissional, permitindo-nos aperfeiçoar as nossas competências e construir uma base sólida para o sucesso

Adaptabilidade num mundo em rápida mudança: No ambiente de trabalho dinâmico de hoje, a adaptabilidade é fundamental. Ao ser coachable, desenvolve a agilidade e a flexibilidade para navegar na mudança com facilidade. Torna-se mais resiliente, mais bem equipado para lidar com desafios e mais recetivo a novas ideias. Como a tecnologia continua a transformar a economia e as empresas, aqueles que conseguirem se adaptar rapidamente serão os mais bem-sucedidos.

Construir relacionamentos mais fortes: Ser coachable fortalece a sua capacidade de colaborar e construir ligações significativas. Quando se está aberto ao feedback, cria-se um ambiente que incentiva o diálogo construtivo e promove a confiança. Os seus colegas e superiores apreciarão a sua recetividade, o que conduzirá a mentores, parcerias e oportunidades de crescimento mais fortes.

Desenvolvimento de competências de liderança: A possibilidade de receber coaching não se limita aos colaboradores em início de carreira; é igualmente vital para os aspirantes a líderes. Os líderes eficazes reconhecem a importância de estarem recetivos aos contributos e à aprendizagem dos membros da sua equipa. Ao demonstrarem capacidade para receber coaching inspiram confiança, motivam as suas equipas e promovem uma cultura de melhoria contínua. Estes líderes dão também um exemplo poderoso, incentivando seus colaboradores a seguirem o exemplo.

 

Os desafios de não se ser coacheable

Por outro lado, o facto de não ser coacheable pode criar obstáculos na sua carreira. Quando não está aberto ao feedback ou aos conselhos dos outros, pode perder oportunidades valiosas de aprender e crescer. Isto pode levar à estagnação da sua carreira, uma vez que continua a cometer os mesmos erros e não consegue desenvolver novas competências. Além disso, pode prejudicar as suas relações com colegas, chefias e outras pessoas no local de trabalho, conduzindo a um ambiente de trabalho negativo e a uma menor satisfação profissional.

 

Num mundo em que a adaptabilidade e a melhoria contínua são fundamentais, ser coacheable tornou-se uma caraterística indispensável para o sucesso profissional. Ao adotar uma mentalidade de crescimento, procurar feedback, adaptar-se à mudança, procurar a aprendizagem contínua e cultivar relações de colaboração, pode desenvolver todo o seu potencial e criar uma carreira próspera e gratificante. Lembre-se, ser coachable não é um acontecimento único, mas um compromisso vitalício com o crescimento pessoal e profissional.

 

Photo by Christina @ wocintechchat.com on Unsplash

Artigos Relacionados