5 razões para escolher uma carreira “verde”

Sempre sonhou em fazer a diferença no mundo? Tem uma paixão pela ciência e pelo meio ambiente? Quer contribuir para um futuro mais verde e limpo?

Então, uma carreira no setor da sustentabilidade pode ser a escolha ideal para si! Com o número de contratações neste setor a crescer na próxima década, aqui ficam cinco razões para seguir uma carreira “verde”.

Mas primeiro, vamos definir o que são empregos verdes.

O que são "empregos verdes"?
Os “empregos verdes” contribuem para preservar ou restaurar o meio ambiente, seja em setores tradicionais, como indústria e construção, ou em áreas novas e emergentes, como a energia renovável, eficiência energética, agricultura orgânica ou design sustentável.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), os empregos verdes:

  • Aumentam o consumo eficiente de energia e matérias-primas
  • Limitam as emissões de gases de efeito estufa
  • Minimizam o desperdício e a contaminação
  • Protegem os ecossistemas e a biodiversidade
  • Contribuem para a adaptação às mudanças climáticas


5 razões para escolher uma carreira “verde”

1. O emprego neste setor está a crescer
Os líderes mundiais estão focados na recuperação económica, ao mesmo tempo que abordam as mudanças climáticas e aproveitam essa oportunidade para uma “reconstrução mais verde”.

2. Encontre um propósito no seu trabalho
As gerações mais jovens já entenderam a importância de cuidar e preservar o nosso planeta. Mais de dois terços (68%) das crianças de hoje esperam ter uma carreira que ajude o meio ambiente, de acordo com o Institution of Engineering & Technology (IET). Na verdade, pesquisa desta organização, que foi realizada com crianças dos cinco aos 13 anos, sugere que “fazer a diferença” é mais importante para as crianças de hoje do que dinheiro ou a fama!

Eles não são os únicos que procuram um propósito. As expectativas dos trabalhadores sobre o que querem dos seus empregos e das suas vidas mudaram drasticamente nos últimos dois anos. O nosso estudo ‘What Workers Want’, revela que 66% dos colaboradores querem encontrar propósito no seu trabalho diário e 61% querem saber que o seu trabalho contribui positivamente para a sociedade.

3. Saiba que está a contribuir para salvar o planeta
Ao optar por uma carreira em sustentabilidade ou no setor ambiental, pode ter certeza de que está a fazer a diferença.
Não só estará a contribuir de forma significativa e positiva para o combate às mudanças climáticas, mas também abrirá caminho para um modo de vida melhor e mais sustentável – ajudando as pessoas agora e no futuro.

A transição para uma economia descarbonizada é também um motor de crescimento económico com potencial para criar milhares de empregos.

De acordo com o relatório da OIT, a economia verde criará 24 milhões de novos empregos até 2030. Isso permitirá que milhões de pessoas superem a pobreza e desfrutem de melhores meios de subsistência.

Em suma, os empregos verdes são bons para as pessoas, para o meio ambiente e para a economia.

4. Combine a sua dedicação pelo meio ambiente com as suas competências técnicas e soft skills
Há uma grande variedade de empregos verdes disponíveis, hoje em dia e os “green collar workers” vêm de uma grande variedade de áreas de trabalho. As pessoas que trabalham, por exemplo, no design de embalagens, devem ter conhecimento de materiais ecológicos. Da mesma forma, que um engenheiro que deseja trabalhar no setor de energia provavelmente precisará especializar-se em eficiência energética e energias renováveis, e um responsável de gestão de resíduos precisa de estar familiarizado com a legislação sobre eliminação segura de resíduos, regulamentos de embalagem e metas de reciclagem.

As competências humanas também são importantes. Na maioria das funções, irá precisar de fortes competências de comunicação, além da capacidade de trabalhar em equipa. Outras qualidades essenciais incluem competências de gestão de projetos e competências interpessoais para explicar a legislação e os procedimentos a pessoas de diferentes áreas e funções.

Artigos Relacionados