Reorganizar-se e Recomeçar Após a Perda de Emprego

Reorganizar-se e Recomeçar Após a Perda de Emprego
O impacto de perder um emprego pode parecer um passo atrás na carreira. No entanto, uma pausa e a capacidade de analisar com distanciamento podem ajudar – se forem abordadas com perspetiva certa. Veja como se reorganizar e dar um passo para trás para avançar.

Procure a ajuda de um coach
Os estudos mostram que o coaching individual personalizado é um método comprovado para aumentar a resiliência no trabalho. Por exemplo, um estudo realizado com recrutas da Marinha dos EUA ilustra claramente esta realidade: a metade dos recrutas foi oferecido o apoio de um coach durante o período de treino, e esse contingente melhorou em 20% a sua resiliência, enquanto que os restantes 50% apenas progrediram em 1%. O coaching virtual também é uma ferramenta eficaz, especialmente nesta fase em que o suporte presencial se torna mais difícil.  

Considere modelos de trabalho alternativos e temporários  
Os empregos podem variar à medida que a economia se ajusta às oscilações na procura. Pode haver uma maior oferta de empregos temporários - e estes podem constituir uma opção de valor em termos de remuneração, flexibilidade, desenvolvimento de novas competência e criação de uma ponte para um trabalho mais permanente. De acordo com um estudo do ManpowerGroup, um número crescente de pessoas está a optar por trabalhos em part-time, temporários, a contrato, ou em freelance. Estas opções oferecem uma fonte importante de desenvolvimento de carreira, quando é mais necessário.

Experimente novas funções e projetos
Existem outras oportunidades de ganhar experiência e novos conhecimentos, mais além do trabalho remunerado. Experimente as ações de voluntariado para tentar algo novo, talvez uma carreira que você sempre quis explorar. Poderá concluir que é uma função tão enriquecedora como sempre imaginou ou, inversamente, chegar à conclusão que não lhe oferece a satisfação que antecipava. Siga sua paixão - quando está a investir em algo em que acredita, é muito mais fácil aprender novas competências para usar no futuro.

Inscreva-se em associações setoriais
As associações setoriais oferecem muitos benefícios práticos, incluindo certificações, conferências virtuais, webinars, networking e ofertas de empregos. Além disso, estas associações produzem frequentemente estudos sobre o setor, que permitem aos seus membros acompanhar as tendências que provavelmente moldarão o setor. Todos estes benefícios são importantes para quem procura emprego. Procure afiliar-se numa associação reconhecida e mantenha as suas competências e conhecimentos profissionais atualizados.

A rápida e profunda mudança que estamos a assistir no Mundo do Trabalho, exige adaptabilidade e resiliência. Se neste momento se encontrar numa encruzilhada, aproveite esta pausa na sua carreira para repensar, redefinir estratégias e preparar-se para o sucesso.

Artigos Relacionados