Como combater o Burn Out e o esgotamento pandémico

Trabalhar ao longo do último ano pode parecer como ir de encontro a uma série de paredes - cada uma maior do que a última. Se se sente assim, fique descansado: não está sozinho e existem passos para combater os fatores de stress. Aqui estão formas de combater o esgotamento:

Peça ajuda  
A sua empresa e o seus managers podem apoiá-lo se souberem do que precisa. Situações diferentes podem exigir estratégias de intervenção diferentes. Por exemplo, lutar para cumprir as responsabilidades de cuidar de crianças quando estas estão a aprender em casa pode ser facilitado com uma mudança de horário, incluindo o trabalho na tarde/noite em vez de durante o dia. Para alguém que se sente absorvido por um contexto de trabalho digital "always on”, pedir alguns dias de férias para desconectar também poderia ajudar. 
Certifique-se de discutir abertamente as suas necessidades, para que elas possam ser atendidas. 

Inscreva-se em programas de companheiros à distância ou mentoria
As relações no local de trabalho são extremamente importantes para o bem-estar, mas podem ser mais difíceis de manter quando todos estão afastados. Pode ser necessário, dar esse passo de forma intencional e estender a mão para agendar um “café virtual" ou para retomar o contacto com um colega, mentor ou supervisor que possa ajudar a obter apoio mental, logístico ou emocional. Não negligencie o simples poder de fazer esse contacto, mesmo que isso signifique um encontro virtual. 

Ajudar os outros de forma proactiva
Se você está a passar mal, isso significa que outros estarão, muito provavelmente, a sentir-se da mesma maneira. Interessar-se pelos outros e dar um elogio, oferecer-se para ajudar com a carga de trabalho ou enviar a alguém uma entrega de almoço irá seguramente ajudá-los e tem o benefício adicional de lhe dar um “boost” emocional. A investigação demonstra que a bondade é uma das formas mais rápidas de elevar o estado de espírito e aumentar a resiliência. 

Estabelecer limites e saber quando desligar
Mesmo os top performers só podem funcionar com base na adrenalina durante um tempo limitado. O corpo e a mente precisam de períodos de inatividade e períodos regulares de descanso. Alterne períodos de concentração intensa com momentos de paragem e recuperação. Os ritmos de trabalho árduo e descanso precisam de se equilibrar ao longo do tempo. Defina um horário com limites para desligar, com paz de espírito, e poder voltar rejuvenescido.

Finalmente, lembre-se do básico: Faça uma pausa para o almoço no seu dia, dê uma volta pelo seu bairro e obtenha as 7-9 horas de sono recomendadas, para garantir que está na sua melhor forma. O trabalho ainda estará lá quando regressar, mais descansado, motivado e concentrado para continuar a seguir em frente.

Artigos Relacionados