Formação: 3 Argumentos para Convencer o Seu Empregador

 

3 ARGUMENTOS PARA CONVENCER O SEU EMPREGADOR

Gostaria de convencer a sua entidade patronal a apoiar financeiramente a sua formação? Tenha em mente que a formação é uma situação em que todos ganham. As competências que adquire são uma verdadeira mais-valia para a sua empresa. A Manpower explica como convencer o seu empregador a aceitar o seu pedido de formação.

1/ Escolha uma formação que seja relevante para a sua carreira

Escolher uma formação é um pouco como encontrar-se numa encruzilhada. Há vários caminhos a seguir e deve escolher o que mais se adequa ao seu percurso profissional. O objetivo do curso deve ser claro:

  • Obter um diploma;
  • Atualizar as suas competências;
  • Adquirir novos conhecimentos;
  • Desenvolver as suas competências transversais;


Privilegie as ações de formação reconhecidas e certificadas. A formação é um investimento em tempo e dinheiro. Estes recursos são preciosos, tanto para si como para o seu empregador. Por conseguinte, é muito importante dar garantias de que o programa será de elevada qualidade e conduzirá a qualificações.

2/ Converse com a sua chefia sobre as vantagens da sua formação para a empresa

Nesta fase, comece por tranquilizar o seu empregador acerca das suas motivações. Não se esqueça de que ele não é obrigado a aceitar o seu pedido. Adapte a sua abordagem à política de formação da sua empresa.

Está a fazer formação para sair da empresa ou para progredir na mesma? Seja estratégico na forma como apresenta o seu projeto de formação. Identifique as necessidades da sua empresa e a forma como a sua formação as vai satisfazer. 

Talvez pretenda simplesmente melhorar as suas qualificações enquanto indivíduo? Se for esse o caso, mostre ao seu empregador o seu empenho no seu trabalho atual e diga-lhe que esta formação contribuirá para o seu desenvolvimento profissional. Não só terá um melhor desempenho, como também partilhará os conhecimentos adquiridos com os seus colegas. Desta forma, eles beneficiarão indiretamente da sua formação.

3/ Apresentar um dossier de formação completo ao seu empregador

Comece por consultar o catálogo de formação interna da sua empresa. A sua formação está incluída? Isso simplificará as negociações. Se não estiver, apresente ao seu empregador um dossier de formação completo, incluindo as seguintes informações:

  • O custo da formação;
  • Os métodos (presencial, à distância);
  • O calendário previsto;
  • Número total de horas;
  • Competências adquiridas.
A sua dedicação na preparação desta candidatura garantirá ao empregador o seu compromisso durante todo o processo de formação.


A formação assegura o emprego e ajuda os trabalhadores a desenvolver as suas carreiras. Num mundo do trabalho em constante mudança, investir em formação é uma verdadeira alavanca para o desenvolvimento da empresa. Contudo, alguns gestores ainda podem mostrar-se reticentes em relação a isso. Se esse for o caso, identifique um superior hierárquico que poderá convencer o seu empregador e  apresente-lhe o seu projeto durante uma entrevista. O objetivo é despertar a sua empatia e fazer com que ele queira apoiá-lo.

Artigos Relacionados