Um Plano de Carreira: a Ferramenta Para Impulsionar a sua Carreira

Está num emprego que gosta e a trabalhar arduamente para o tornar um sucesso.
Porque é que este é o melhor momento para pensar em impulsionar a sua carreira? O tempo está do seu lado. Pode dar às suas aspirações profissionais uma atenção cuidada e planear sem a pressão da insatisfação no trabalho ou do desemprego. É hora de avaliar onde se encontra, onde quer estar e como lá chegar.

Avalie a sua situação atual

Comece por atualizar o seu currículo com todas as novas experiências profissionais, competências e conquistas. Em seguida, avalie os seus interesses e competências profissionais e reflita sobre a sua satisfação com a sua situação atual. Utilize este inventário pessoal da sua carreira como ponto de partida. Existem competências que gostaria de aprender? Quer aumentar a sua lista de sucessos? Pense em medidas que pode tomar no seu cargo atual para preencher quaisquer lacunas.

Crie a sua visão de carreira

Pense sobre a direção que deseja seguir na sua carreira agora, no próximo ano e daqui a cinco anos. Ao fazer isso, leve em consideração:

• O que o motiva
• Tendências na sua indústria - quais as áreas em crescimento e que conhecimentos/competências serão necessários
• Transferibilidade das suas competências e experiência para outros setores
• Tendências no mundo do trabalho que possam afetar as suas futuras oportunidades
Que posições e organizações se alinham com a sua visão

Desenvolva o seu plano

A seguir, defina metas de curto e longo prazo que o ajudem a alcançar a sua visão de carreira. Metas de curto prazo são alcançáveis em um a três anos, sendo frequentemente um passo em direção às metas de longo prazo, que geralmente são alcançáveis em três a cinco anos. Uma meta pode ser uma promoção, uma posição em outra empresa, um aumento salarial ou qualquer outro objetivo específico.

Anote os passos que precisa de dar para alcançar cada meta, estabelecendo um cronograma e prazo para cada um deles. Pode rever o seu plano à medida que o tempo passa.

Faça acontecer

Aproveite os recursos à sua volta enquanto trabalha em direção às suas metas, com as seguintes táticas:

Encontre um mentor. Um mentor pode fornecer orientação e feedback sincero para ajudá-lo na evolução da sua carreira. Escolha alguém respeitável e confiável, com uma sólida reputação no seu setor e contatos relevantes. Mantenha o seu mentor atualizado sobre a sua carreira e quaisquer desafios ou decisões difíceis que enfrente.
Networking, networking, networking. Em termos simples, fazer networking é criar conexões e construir relacionamentos com pessoas que o possam ajudar a avançar na sua carreira.  Fazer networking é fundamental para encontrar um novo emprego e progredir na carreira.

Continue a aprender

Para avançar, esteja informado e integre oportunidades de aprendizagem no seu plano de carreira:

Saiba o que está em alta nas tendências de trabalho e competências. Verifique regularmente os portais de emprego e ofertas para identificar as competências mais importantes para os empregadores. Se as suas competências não respondem às exigências do mercado de trabalho, procure atualizá-las.
Leia. Cada vez que lê uma revista, jornal, site de notícias ou blog, aprende algo valioso para a sua carreira. Use serviços como o Google Alerts, para receber informações relevantes para os seus interesses profissionais.
Explore novas carreiras. Se está insatisfeito com o seu emprego atual, considere oportunidades temporárias ou projetos para desenvolver novas competências e expandir a sua rede de contatos.
Adquira duas novas competências por ano. Desenvolva competências recomendadas pelo seu manager, competências procuradas no mercado ou competências que despertem o seu interesse pessoal. 

Depois de elaborar o seu plano, mantenha o foco nos passos que o aproximam das suas aspirações de carreira. Reveja o seu progresso pelo menos duas vezes por ano e faça ajustes conforme necessário. Lembre-se sempre do seu poder para fazer acontecer! 

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